O Autoconhecimento e Santidade no Cristianismo e em Outras Religiões Mostrando que são Ensinamentos Iguais

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

As religiões e escolas espirituais falam muito de autoconhecimento, principalmente as orientais, como o Budismo, Taoísmo e Hinduísmo.
No Cristianismo não é diferente, apesar de dificilmente usarem esse nome, autoconhecimento, pois o Catolicismo ao redor da história, em manter o poder e a hegemonia religiosa tentou se diferenciar de outras religiões, e uma delas é o ocultamento e diferenciação em proferir ensinamentos.
Sabemos que não pecar nos deixa em maior equilíbrio, e assim podemos adquirir o autoconhecimento, assim como a fé pode nos santificar, e esse é um recurso do Catolicismo, eles usam muito a força da fé, que é poderosíssima.
A Umbanda tem um lema muito bom, que é assim: “A Umbanda não faz milagres, mas ela desperta a fé, e a fé faz milagres”.
Isso é muito mais compreensível no mundo de hoje, onde se popularizou a Lei de Atração, e muitos a usam.
É importante fazermos o treinamento e usar sempre a Lei de Atração, para nos autoconhecer, santificar, que é o nome católico para iluminação, além de realizar outros sonhos, vontades e desejos, desde que sejam bons.
A iluminação também é chamada de Nirvana por religiões orientais, como o Budismo e o Hinduísmo, por exemplo, aqui no Ocidente um nome muito popular é Ascensão, de diversas escolas espirituais que acreditam em karma e reencarnação.

 


A iluminação é algo maravilhoso, onde sempre sentimos coisas maravilhosas em nossos sentimentos constantemente, é algo que realmente vale a pena.
Esses sentimentos são amor, e com ele vem a bondade, generosidade, caridade, se não ofuscada pela preguiça.
Segundo o Budismo, a sabedoria está muito ligada ao autoconhecimento.
O Budismo visa o desenvolvimento da sabedoria e da compaixão para atingirmos o Nirvana.
Na Bíblia em João 4 8 está escrito: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.
Em comum com o pensamento budista, a compaixão e uma qualidade do amor.
Pois sim, compaixão é amor, e cada uma religião tem uma linguagem para falar da mesma coisa.
Na Bíblia em Provérbios 4:7-8 ARC está escrito: “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento”.
Aqui podemos ver uma referência do conhecimento e sabedoria ligadas ao autoconhecimento, como o Budismo.

 

Mandala Cristã para Autoconhecimento - Faça nossas práticas com mandalas, clique aqui


Em Provérbios 2:6 na Bíblia está escrito:
“Pois o Senhor é quem dá sabedoria;
de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento”.
Aqui, além de escreverem sobre a sabedoria, ligam o autoconhecimento a Deus, o que é muita verdade, pois muitas religiões e escolas espirituais ensinam que quanto mais autoconhecimento temos, mais perto de Deus ficamos, isso acontece porque quanto mais nos autoconhecemos, como diz o que ensinamos acima, nos dá sabedoria e amor (ou compaixão).
Deus é amor e vem dele a sabedoria, como ensinam acima.
Deus nos fez com suas qualidades, como ensina o Cristianismo, e muitos discutem o que é esse igual, e esse igual é a porção de espiritualidade que temos.
Quanto mais parecidos com Deus somos, mais espiritualidade temos, e mais nos ligamos a eles.
Muitas pessoas são atues porque nada os chama a atenção para Deus, mas ele está dentro de nós, mas existem pessoas que vivem tanto só para fora de si mesmos, sem espiritualidade, pois ela está dentro também, nada os chama a atenção ao Nosso Divino Criador, então não acreditam nele.
Mas cada um tem uma visão e um nível de autoconhecimento, então é nosso dever respeitar todos os seres, entenderem sua espiritualidade, e respeitar a todos, isso gera o amor incondicional, qualidade espiritual que é muito buscada e elevada, mas para isso temos que aceitar cada pessoa exatamente como ela é.
No Provérbio da Bíblia, em Efésios está escrito: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”.
Esse trecho Bíblico nos mostra como realmente a sabedoria nos liga a Deus, e que viver fora dela, é viver sem Deus, mais ou menos como os ateus pregam.

 

Mandala Cristã para Autoconhecimento - Faça nossas práticas com mandalas, clique aqui


Os filósofos Sócrates e Platão nos ensinam que o bem estar ligado intrinsecamente a felicidade, e como ensinamos neste texto, a felicidade é o amor.
Só no bem podemos ser felizes, pois só no bem existe o amor, e caso contrário não.
Deus é amor, e nele encontramos a espiritualidade, a espiritualidade está ligada ao Nosso Divino Criador.
Na Bíblia em Tiago 3:17 está escrito: “Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera”.
Pureza, pacificidade, compreensão e amabilidade que são a sabedoria, são também o amor, e assim ligam a sabedoria ao amor.
Certa vez conversando com uma entidade da Umbanda que gosto muito, ela disse que acreditava que era guiada por algo, e esse algo é Deus.
Os mentores espirituais da Umbanda são seres iluminados, cheios de amor, e um desses mestres espirituais disse isso, que é guiado por Deus.

 

Mandalas Cristãs para atingir a iluminação com a Lei de Atração, clique aqui para conhcer.


Em Provérbios 3:13 da Bíblia está escrito:
“Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento”.
Aqui encontramos uma ligação entre a Bíblia e Sócrates e Platão.
As religiões que encontram as bases divinas para existir prosperam e prosperaram, como ensina esse texto aqui, que fala de Deus, pois o amor e sabedoria são o Nosso Divino Criador, e temos isso dentro da gente que nos liga a Ele.
No trecho da Bíblia de Provérbios 18:15 é o seguinte: “O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura.”
Aqui a Bíblia fala da importância de buscarmos a sabedoria, que como vimos ela é de Deus, e assim nos ligamos a Ele, somos mais amorosos, então se dedicarmos a vida a nosso autoconhecimento, então ela ficará cada vez maior e maior, então seremos cada vez muito mais felizes.
Os ensinamentos de espiritualidade são iguais nas diversas religiões existentes, que tem bases divinas, e então elas são boas e ajudam os seres humanos a se autoconhecerem, serem muito mais felizes, bondosos e sabendo usar o conhecimento de forma construtiva, ajudando os outros. Tudo isso é sabedoria.
Buscar a Deus é buscar o bem e a sabedoria.
Em Colossenses 4:2 está escrito: “Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos.”
A oração é um meio muito usado pelos cristãos, e o objetivo dela é transformar o orador, além de trazer os pedidos que fazemos.
Achei muito bacana trazer esse ensinamento, pois ele é de autoconhecimento, pois a gratidão é algo muito elevado, e podemos desenvolve-la verdadeiramente, basta acreditarmos nisso, também determinado que somos gratos.
Segundo um outro mentor da Umbanda a energia de gratidão é a mais elevada da terra.
Ser grato é reconhecer tudo que tem de bom, seja no nosso mundo interior como o exterior.
Só recomendando que desenvolvam a gratidão, ela é boa demais.
Em Provérbios 11:2 está escrito: “Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes”.
Aqui podemos aprender que os pecados são o contrário da sabedoria ou do amor, não todos eles, mas muitos deles, então trabalhar o autoconhecimento nos dá humildade, que é o oposto do orgulho.
Adquirindo humildade, eliminamos o orgulho, pois ele é o oposto, e um eles não podem viver juntos, como dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço.
Em provérbios 12:18 está escrito: “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.”
Como um sábio tem amor e sabedoria, então pode curar as feridas interiores das pessoas, mas dependendo as sabedoria que adquiriu, pois existem muitos pontos onde a sabedoria se desenvolve, e depende de onde tivemos o autoconhecimento.
Fiquem com luz
Seres de luz
Do seu amiguinho Marcelinho

 

Alguns Destaques: